2021/07/23

Falha na Akamai deixa milhares de sites inacessíveis

Se notaram problemas a aceder alguns sites durante o dia de ontem, o problema não era do vosso lado, mas sim uma falha da Akamai que afectou milhares de sites, incluindo serviços de algumas das maiores empresas na net.
A Akamai teve problemas, e com isso muitos utilizadores ficaram impedidos de aceder a sites e serviços como a Amazon, Steam, HBO, PlayStation Network, LastPass, iCloud da Apple, e outros. Durante alguns momentos, até o Aberto até de Madrugada ficou com algumas páginas inacessíveis, mas felizmente rapidamente regressando à normalidade passados alguns minutos.

Por agora apenas se sabe que o problema estava relacionado com serviço Edge DNS da Akamai, mas sem que tenham sido dados detalhes, nem quanto tempo as coisas demoraram a regressar à normalidade para todos os sites afectados.

É de imaginar que a causa mais provável tenha sido uma qualquer actualização ou má configuração, e não um ataque externo, mas até que a Akamai explique concretamente o que se passou, resta a constatação de como a internet como a conhecemos pode estar mais vulnerável a falhas básicas que deitem por terra grande parte dos grandes serviços, do que se poderia imaginar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)