2021/07/13

Gmail ganha logotipos nos emails verificados

A Google está a implementar o sistema BIMI no Gmail, que apresenta logotipos dos remetentes como forma de garantir a autenticidade dos emails.

Resultado de uma colaboração com grandes empresas, incluindo a Google, MailChimp, Verizon, e outras, o BIMI (Brand Indicators for Message Identification) é um sistema que visa dar uma forma imediata e visível para que os utilizadores possam ter a confiança de que um email foi enviado pela entidade que diz ter sido. E a forma como o faz é simples: no caso de um email ter sido devidamente autenticado como sendo proveniente do remetente correcto, em vez de um icon genérico com a letra inicial do contacto será apresentado o logotipo da empresa como icon do email.
O sistema já começou a ser testado há quase um ano nas contas G Suite, e a Google diz que está suficientemente confiante para aprovar o uso do BIMI para todos os utilizadores, fazendo-o chegar às contas Gmail normais.

Nos bastidores, as empresas que desejarem usar este sistema terão que utilizar sistemas como o SPF (Sender Policy Framework), DKIM (Domain Keys Identified mail) e DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance), e só depois poderão fazer o pedido de um VMC (VMC) que lhes permita apresentar o logotipo a acompanhar os seus emails.

Ainda irá demorar algum tempo até que as empresas adoptem este sistema (muitas nem sequer ainda implementarem os sistemas básicos de segurança), mas esperemos que com este BIMI se possam sentir incentivadas a fazê-lo em tempo útil.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)