2021/07/13

Google Lens facilita acesso às fotos já guardadas

A Google está a fazer uma pequena mas importante alteração que facilita o acesso à galeria de fotos no Google Lens.

O Google Lens é o sistema de pesquisa visual da Google, que consegue fazer coisas como identificar objectos, produtos a comprar, ou extrair texto de fotos de recibos e documentos. É uma ferramenta versátil e multi-facetada, mas que normalmente só nos lembramos que existe depois de já termos captado uma foto. Precisamente por isso, a Google está a alterar o interface, reduzindo o foco dado à captação de fotos directamente na app, e em vez disso facilitando o acesso às fotos já guardadas no smartphone.
Com a mais recente actualização, em vez do Google Lens se limitar a atirar o utilizador para o ecrã de captura de fotos, reduz a secção da captação de fotos para um terço do ecrã e apresenta desde logo uma secção dedicada aos últimos screenshots e às últimas fotos tiradas, permitindo seleccionar uma das últimas imagens ou fotos com um simples toque.

A Google tem acesso às estatísticas de como os utilizadores usam as suas apps, e esta alteração será seguramente resultado da Google verificar que a maioria das pessoas utiliza o Google Lens para analisar fotos já guardadas em vez de ser utilizado para captar as fotos. No meu caso, é exactamente isso que acontece, pelo que esta alteração (que por agora ainda só está a ser aplicada na versão Android) será bastante bem vinda.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)