2021/07/13

Google muda do Backup and Sync para o Drive for desktop

A Google está a unificar os seus programs de sincronização de ficheiros com o Google Drive, passando do Backup and Sync para o Drive for desktop.

Já sabemos como a Google é adepta de ter múltiplos serviços concorrentes para fazerem a mesma tarefa. No caso da sincronização dos ficheiros num computador com o Google Drive, a coisa complicou-se com a existência do Backup and Sync e do Drive File Stream, com o primeiro a ser destinado aos consumidores normais e o segundo para uso profissional (e que não permitia a sincronização de fotos). Mas finalmente a Google lá percebeu que não há nada melhor do que ter uma única app para uma mesma tarefa, e por isso agora vai unficar tudo sob uma única app.

O Drive for desktop combina as funções das antigas apps e passa a ser a app recomendada para quem quiser manter os ficheiros do Google Drive sincronizados no seu computador. Isto inclui coisas como o upload e sincronização de fotos e vídeos para o Google Photos e/ou Google Drive, sincronizar discos externos com o Google Drive na cloud, manter cópias offline dos ficheiros na cloud (mas sem a opção para escolher apenas algumas pastas para sincronização, como o Backup and Sync permitia).
Os utilizadores do Backup and Sync irão começar a ver uma mensagem a recomendar a transição para o Drive for desktop, que deverá ser feita até Setembro. A partir dessa data a recomendação passa a ser uma exigência caso desejem continuar a manter os ficheiros do Google Drive / Google Photos sincronizados.

2 comentários:

  1. Que confusão do caneco... 🙄🤔😣

    ResponderEliminar
  2. Parece que não há mais nada para fazer naquela "casa"!!!! Fazem, desfazem, refazem, matam, ressuscitam....enfim...não faz qualquer sentido!!

    ResponderEliminar