2021/07/12

LIDAR continuará exclusivo no iPhone 13 Pro

Apesar dos rumores em contrário, parece que a Apple continuará a manter o LIDAR exclusivo nos modelos Pro também na próxima geração de iPhone 13.

No início do ano surgiram rumores que revelam que a Apple estaria a preparar-se para aplicar o LIDAR a todos os iPhones deste ano, fazendo com que capacidades de detecção 3D fossem idênticas tanto nos iPhones 13 Pro como nos iPhone 13 normais, mas infelizmente, parece que tal não se irá concretizar por agora. Segundo informações mais recentes, o LIDAR continuará a ser um exclusivo dos modelos Pro também na geração iPhone 13.


Não se sabe se a medida poderá estar relacionada com o panorama global de escassez de chips, apesar da Apple já ter assegurado a encomenda dos sensores LIDAR à Sony para os próximos anos. Mas, o que é certo, é que com esta decisão se irá manter a diferenciação iPhones com LIDAR e iPhones sem LIDAR, que implicitamente se torna num forte desincentivo para que os developers apostem a sério nessa capacidade - sabendo que tal não estará a acessível a grande parte dos utilizadores.

Pode também dar-se o caso da Apple achar que a novidade do ecrã a 120Hz nos iPhones seja novidade suficiente para manter o interesse nos iPhone 13 deste ano, dessa forma adiando a inclusão global dos LIDAR para os modelos do próximo ano.

1 comentário:

  1. Não creio que o utilizador comum de iPhone vá sentir a falta de um LIDAR, pelo que me parece fazer sentido que apenas seja aplicado aos iPhone Pro.
    Faz sentido que um smartphone Pro ofereça funcionalidades de que só os Pro (alguns) necessitam.

    ResponderEliminar