2021/07/29

Mercedes quer €500 por ano para virar as rodas traseiras do EQS mais 5.5º

A Mercedes que elevar o nível da idiotices dos "extras" nos automóveis, cobrando uma subscrição anual para virar as rodas traseiras mais alguns graus.

Há muito tempo que se sabe que as marcas germânicas são dos piores exemplos que existem à face da terra a nível de meterem a mão na carteira dos clientes com as miríades opções e extras que oferecem nos seus automóveis. Um carro até pode parecer ter um preço simpático, mas rapidamente se descobre que afinal não inclui coisas que um carro de outra marca que custa metade do preço traz de origem. E, de extra em extra, depressa se descobre que afinal se pode comprar um outro carro económico só com o preço dos extras. Mas nos últimos anos, essa vergonhosa tendência tem evoluído para formas ainda mais abusivas... como as subscrições.

Já vimos marcas como a BMW a querer cobrar anuidade pelo CarPlay, e agora é a Mercedes que quer cobrar quase 500 euros por ano para se poder virar as rodas traseiras mais alguns graus no EQS!
O Mercedes EQS vem com um sistema que permite virar as rodas traseiras, para melhorar o desempenho a alta-velocidade e facilitar as manobras em espaço apertado... mas não para todos. De origem o sistema vai permitir virar as rodas traseiras até 4.5º; mas quem quiser tirar partido da máxima manobrabilidade, terá que pagar uma subscrição de 498 euros por ano, para que as rodas possam virar até 10º. E a melhor parte (para a Mercedes) é que quando estes carros forem vendidos em segunda mão, o dono seguinte terá que continuar a pagar uma subscrição vitalícia se quiser continuar a ter a funcionalidade.

O que se seguirá? Começar a limitar o ângulo da direcção à frente? Ou a força com que se pode carregar no travão ou acelerador? Ou para permitir que as portas abram totalmente?

Já estou a imaginar um dia, em que um Mercedes esteja em risco de colisão iminente, e faça surgir um popup no pára-brisas, com a mensagem: "Clique aqui para aderir ao serviço de subscrição para activação dos airbags".

6 comentários:

  1. Anualidades por um serviço é uma coisa, pela utilização de algo físico que está no carro é outra. Uma tem custos de utilização, a outra não.

    ResponderEliminar
  2. É uma politica de venda vergonhosa a meu ver (em claro contraste com outra(s) marca(s) que adiciona funcionalidades via OTA e sem custos) mas só compra quem quer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a subscrição do autopilot? :P

      Eliminar
    2. ...pelo menos tens opção entre comprar (a um preço cada vez mais exorbitante!) e subscrever (para as ocasiões em que realmente precisas)o autopilot.
      Nota que nao sou apologistas desse tipo de serviços, Por mim se o hardware esta no equipamento então é para ser usado sempre e não por subscrição ou activação.
      Essa prática de colocar equipamento que fica acessivel via pagamento adicional (o licença) é uma prática comum na industria informática e parece que os construtores automóveis foram copiar esse modelo para terem um ganha-pão adicional.

      Eliminar
  3. A meu ver isto vai passar a ser cada vez mais frequente, pois, como os carros eléctricos têm menos itens de manutenção periódica que os caros movidos a outros combustíveis, as marcas terão de arranjar formas de obter esse rendimento por outras vias.

    ResponderEliminar
  4. O velhote Honda Prelude WS já tinha um funcionalidade semelhante e e de m necessidade de anuidade. A confirmar-se a notícia, representa um mau princípio

    ResponderEliminar