2021/07/06

Mozilla abandona Firefox Lite

A Mozilla acabou com o sofrimento dos utilizadores, terminando o Firefox Lite que se estava a transformar num browser nada "lite".

O Firefox Lite foi lançado na Indonésia em 2017 sob o nome Firefox Rocket, focando-se em ocupar o mínimo espaço possível e apresentar as páginas web usando poucos recursos. Infelizmente, com o passar dos anos, o Firefox "lite" começou a ganhar cada vez mais funcionalidades, nem sempre bem recebidas pelos utilizadores, como a inclusão de publicidade em notificações e ao abrir uma nova página; e ainda este ano recebeu uma funcionalidade para viagens, que não só não fazia qualquer sentido para um browser "lite", como viria a ser removida pouco depois.

Agora a Mozilla faz aquilo que provavelmente já deveria ter feito há muito, dizendo que o Firefox Lite será encerrado por se ter tornado desnecessário - pois o Firefox normal é um browser que continua a manter-se eficiente apesar de todas as funcionalidades.

Até gostaria de poder demonstrar que sim, mas infelizmente um salto à sua página na Google Play Store mostra-nos apenas a habitualmente inútil página de informação "que varia", que nem sequer nos permite ver quanto espaço ocupa o Firefox actualmente.
De qualquer forma, se forem fãs do Firefox, deixa de haver a alternativa de usar o Firefox Lite, sendo que terão que usar o Firefox normal independentemente do tamanho que ele tiver.

1 comentário:

  1. No mundo dos navegadores de internet, as coisas são, efetivamente, bastante bizarras.
    🤔

    ResponderEliminar