2021/07/14

Samsung apresenta sensor ISOCELL Auto 4AC para automóveis

Depois de muitos e variados sensores para câmaras, a Samsung anuncia o seu primeiro sensor ISOCELL Auto 4AC concebido de raiz para ser utilizado em automóveis.

O ISOCELL Auto 4AC pode parecer um sensor modesto, com dimensões de 1/3.7" e apenas 1.2MP (1280 x 960), mas conta com argumentos adicionais que o tornam bastante apetecíveis para utilização na estrada. É que este sensor estreia os chamados "CornerPixel", e que basicamente faz com que cada pixel do sensor seja acompanhado por um pixel secundário de menores dimensões no canto. Este pixel dá a este sensor a capacidade de lidar com conteúdos HDR, podendo ter tempo de exposição diferente dos pixeis principais.

Considerando todas as situações de grandes diferenças de luminosidade que podem encontrar na estrada, como conduzir contra a luz do sol, ou com faróis dos carros em sentido oposto, ou à entrada e saída de túneis, esta é uma capacidade que será bastante apreciada pelos fabricantes de automóveis. Outra das vantagens é poder eliminar o efeito "piscante" dos faróis LEDs utilizados nos automóveis, usando um tempo de exposição superior num dos grupos de pixeis. Não menos importante, a Samsung parece já ter garantido um grande cliente, cujo nome começa por "T" e termina em "esla".
A Samsung diz já ter uma encomenda de "um grande fabricante de automóveis eléctricos norte-americano" (leia-se: Tesla) no valor de 436 milhões de dólares, com os rumores a dizerem que este sensor poderá ser estreado o futuro Cybertruck da Tesla, que se mantiver as novidades mostradas no protótipo, irá trocar os espelhos retrovisores por câmaras.

Falta saber se este sensor será destinado apenas a esse efeito de substituição dos espelhos, ou se passará a ser o sensor base que a Tesla utilizará para todas as câmaras que vigiam o que se passa a 360º.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)