2021/07/17

SpaceX prepara lançamento do Super Heavy

A SpaceX está prestes a fazer voar o seu impressionante Super Heavy booster pela primeira vez - se obtiver as devidas licenças para o lançamento.

Com o desenvolvimento das Starship - cujos protótipos mudaram recentemente de designação, passando de "SN" para apenas "ships" - a decorrer a bom ritmo, os olhos voltam-se agora para o "monstro" que será responsável por as elevar até órbita e mais além: o gigantesco foguete Super Heavy, que será o mais poderoso da actualidade.

O Booster 3 é o primeiro protótipo em escala real a ser testado, e irá fazer um teste de disparo estático com apenas três motores Raptor. O seu objectivo não é voar mas permitir que o próximo Booster 4, já em construção, faça o primeiro voo em Agosto. A versão final do Super Heavy contará com 33 motores Raptor e o seu lançamento será um espectáculo digno de ser visto.

No entanto, a SpaceX ainda terá que obter permissão para fazer o lançamento a partir da sua "Starbase" no Texas, que está sujeita a condições mais apertadas do que os lançamentos feitos sobre o oceano, que dão maior amplitude para minimizar o impacto de potenciais "desmontagens rápidas inesperadas" (leia-se: explosões) do que os lançamentos cuja trajectória decorre sobre o solo.

1 comentário:

  1. Penso que, pelo menos, "disparo estático" e "desmontagens rápidas inesperadas" ficariam melhor, em português, se não tivessem saído de um tradutor automático...

    ResponderEliminar