2021/07/28

Vivaldi ganha agrupamento de tabs extensível e automação de comandos

O browser Vivaldi adicionou uma opção adicional para visualização das tabs agrupadas, que evita desperdiçar espaço enquanto não são precisas.

Tal como o Chrome, também o Vivaldi conta com agrupamento de tabs há algum tempo, ideal para evitar a proliferação de dezenas de tabs no topo do browser até se chegar ao ponto de se tornarem ilegíveis. Até agora o Vivaldi permitia ter as tabs agrupadas em modo compacto, que indicava as tabs existentes apenas com pequenas linhas, ou em dois níveis, posicionando duas linhas de tabs, que as deixa mais visíveis mas à custa de mais espaço desperdiçado - precisamente o oposto daquilo que alguém interessado em usar o agrupamento de tabs iria desejar.

Por isso, eis que o Vivaldi 4.1 traz um novo modo "acordeão".
Este modo mantém as tabs compactas enquanto não são precisas, mas ao se clicar num grupo de tabs elas expandem-se na mesma linha (evitando ocupar o espaço adicional das duas linhas) de forma a deixar as tabs mais facilmente acessíveis e legíveis.

Outra novidade curiosa é um reforço dos comandos por linha de comandos - acedidos via a tecla F2 (ou "Command E" nos Macs), que deixa aceder a funcionalidades de forma imediata escrevendo. Com os command chains, é possível criar automações com diversos comandos encadeados, que depois se podem chamar a qualquer momento. Por exemplo, podemos criar um comando que abre o site de notícias favorito e coloca o browser em modo full-screen. E para acções mais frequentes, é possível associar estas sequências a atalhos de teclado ou a gestos feitos com o rato.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)