2021/07/28

Aluguer de carros com preços inflacionados estas férias

Apesar do desejo de regresso à normalidade, o sector do aluguer de automóveis ainda vai pregar bastantes dissabores aos turistas que estiverem a contar com os preços do passado.

A par da maioria dos negócios, também as empresas de aluguer de automóveis (algumas das quais até já estavam em dificuldades antes da chegada da pandemia Covid-19) ficaram em situação de total apocalipse, muitas delas sendo obrigadas a desfazerem-se das suas frotas. E agora, com o regresso, mesmo que tímido, dos turistas, tentar apanhar um carro para alugar na hora pode revelar-se complicado e bastante dispendioso.

Empresas como a Sixt, que tinham habitualmente mais de 130 mil carros disponíveis a nível global, têm agora pouco mais de 93 mil carros; e o panorama repete-se nas outras empresas de aluguer de carros de grandes dimensões. O resultado prático é que o preço de alugar um carro por uma semana, como muitas pessoas costumam fazer ao ir de férias para destinos mais afastados, pode agora custar mais do dobro que estavam habituados a pagar antes da Covid-19. Em Espanha será complicado encontrar algo por menos de €500 euros por semana, até para um carro do segmento mais económico, e em Italia as coisas podem ir para mais de 1500 euros para se ter um VW Golf por uma semana.

Se estiverem a planear férias dependentes de ter acesso a um carro alugado, será conveniente tratarem disso antecipadamente, para não ficarem com as férias estragadas logo no primeiro dia, quando virem o preço que vos é pedido por um carro para alguns dias. Em última hipótese, pode compensar andar de Uber para todo o lado.

2 comentários:

  1. E pensar que, há muito poucos anos, havia empresas com preços a rondar os 10€ por dia, que ainda não sei como não davam prejuízo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos desses negócios vinham do facto de frotas paradas não dão lucro. Então esses preços mts vezes eram vistos como a forma de manter o carro em andamento. É um negócio parecido com os aviões. Parados não dão lucro.

      Eliminar