2021/08/28

Como fazer um mapa "raspadinha"

Se gostam dos mapas com secções de raspar, vão gostar de saber que é bastante simples criarem os vossos próprios mapas - ou outras coisas - neste divertido formato.

Desta vez o projecto que vos trago não depende de dotes de programação ou de soldadura. Os mapas de raspar são uma forma popular de se ir marcando num mapa os destinos que já se visitaram, combinando o lado de utilidade prática com o "vício" de raspar que parece ser irresistível para muitas pessoas. Mas o que poderiam não saber é que é bastante fácil criar este tipo de mapas, que se pode tornar numa actividade de trabalhos manuais para toda a família, ou até para os professores entreterem os alunos com actividades nas escolas.
Além do trabalho inicial de imprimir, ou desenhar, o que se quiser; o ponto crítico posterior é a criação da camada "raspável", e isso é feito usando apenas tinta acrílica misturada com detergente.

Claro que, depois de saberem este truque, não ficam limitadas a apenas criarem mapas de raspar. A mesma técnica pode ser usada para tudo o mais que desejarem fazer, quer seja um calendário, ou uma aventura de caça ao tesouro, ou qualquer outra coisa que vos passe pela cabeça. Pode até ser usado para criar algumas prendas de aniversário personalizadas para amigos e familiares, que muitas vezes valem bem mais do que qualquer coisa genérica que se possa comprar numa loja.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)