2021/08/22

Descodificador gratuito para o SynAck ransomware

A Emsisoft está a disponibilizar um descodificador gratuito para todas as variantes do ransomware SynAck.

Há menos um ransomware a fazer desesperar os utilizadores. O SynAck ransomware decryptor, como o próprio nome indica, é uma ferramenta capaz de recuperar todos os ficheiros encriptados por este malware, sem qualquer limite, e de forma completamente gratuita.
Embora ninguém deseje ser atacado por ransomware, no caso de isso acontecer a primeira coisa a fazer é não entrar em pânico, desligar os computadores, e parar. Na maioria dos casos o passo seguinte será retirar os discos com os conteúdos encriptados, ou fazer cópias integrais dos mesmos, e mantêr esses ficheiros codificados em segurança. Tal como esta ferramenta vem demonstrar (a par de outras), há boas proababilidades de no futuro vir a surgir uma ferramenta de descodicação que permita recuperar os dados sem ter que pagar qualquer resgate.

Se tiverem essa sorte de ter uma segunda oportunidade com os dados que vos são queridos, não se esqueçam de começar a utilizar um sistema de backup que acautele contra este tipo de ataques. Que numa proposta relativamente básica, poderá passar pela utilização de um disco externo, que apenas se ligue ao computador temporariamente durante o processo de backup e de seguida seja desligado fisicamente da máquina. Tendo em conta os valores pedidos pelos resgates, o preço de um disco externo torna-se uma pechincha.

2 comentários:

  1. Chamem-me paranoico, mas idealmente backup para 2 discos que só se liguem ao computador no momento de fazer o backup e com separação/armazenamento posterior dos discos seja em local diferente...

    ResponderEliminar
  2. Mas vcs obtiveram sucesso na recuperação

    ResponderEliminar