2021/08/13

Espanha com "Passaporte Covid" compatível com Apple Wallet

Em Espanha os cidadãos poderão adicionar o seu certificado Covid-19 à Apple Wallet, facilitando a sua apresentação e utilização.

A UE continua a ser um quebra-cabeças burocrático no que diz respeito à uniformização de serviços, e o certificado Europeu Covid-19 é mais um exemplo disso, continuando a estar dependente das diferentes implementações nacionais. Em Espanha, esse certificado, que valida que os cidadãos estão vacinados ou têm um teste Covid-19 negativo dentro da validade, passa a ter compatibilidade com a Apple Wallet.

Adicione-se a isto o facto dos QR Codes utilizados nestes certificados ficarem quase sempre ilegíveis nas impressões em papel (é o que me acontecido e confirmado pelas pessoas dos estabelecimentos), obrigando os utilizadores a mostrarem o código no smartphone, e a solução de usar o smartphone acaba por ser quase obrigatória. Ao ser adicionado à Apple Wallet, o "passaporte Covid" passa ter acesso mais fácil do que andar a pesquisar um email ou uma imagem do código QR, bastando fazer duplo clique no botão de power, tal como se faz para aceder aos cartões de pagamento via Apple Pay.

Agora resta-nos esperar se por cá também poderemos adicionar os certificado à Apple Wallet, ou se continuaremos a ter que andar a pesquisar nos emails pelo certificado em PDF.

3 comentários:

  1. Pode-se sempre usar a aplicação SNS 24 em que o certificado está lá disponível

    ResponderEliminar
  2. Podiam era fazer um post a informar que através daqui https://www.getcovidpass.eu/ também podem ter o nosso (de PT) na wallet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obriga a fazer upload do qrCode do certificado sabe-se lá para onde para eles criarem em modo wallet. Com a venda de falsificações que já se encontram à venda eu não arrisco. Não é oficial, não recomendo.

      Eliminar