2021/08/13

Android "Find my device" vai ser idêntico ao da Apple

A Google prepara-se para expandir as capacidades da rede "find my device" para localização de dispositivos, usando um sistema idêntico ao da rede "find my" da Apple.

Há muito que o Android possui a capacidade de localizar equipamentos perdidos ou roubados, mas estando dependente desses equipamentos manterem uma comunicação com a internet. Mas em breve, até equipamento sem acesso à internet poderão ser localizados, desde que outro dispositivo Android passe nas proximidades. A rede find my device dos Android vai passar a contar com a colaboração de todos os demais Android, ao estilo do que a Apple faz com a sua rede.

Há coisas em que este sistema da Google vai ainda mais longe, pois também contempla a possibilidade de se localizarem automóveis com Android Auto, e bloquear remotamente o sistema de infotainment se for caso disso. Temos também a possibilidade de partilhar o acesso à localização de certos dispositivos - permitindo, por exemplo, que toda a família possa ver a localização de um tablet, ou que os pais possam ver a localização do telemóvel dos filhos - sempre com os devidos alertas de que se poderá ser seguido e pedindo as permissões para tal.

Não se percebe porque motivo a Google terá demorado tanto tempo a implementar um sistema destes, mas o que importa é que finalmente o vai fazer. Só nos resta esperar que Google e Apple percebam o quanto têm a ganhar se colaborassem neste sistema - ao estilo do que fizeram no sistema de contact tracing Covid-19 - de modo a que esta rede de localização fosse standard e permitisse que dispositivos Android pudessem descobrir equipamentos Apple perdidos, e vice-versa.

3 comentários:

  1. No ultimo paragrafo, penso que será, Google e Apple.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente uma colaboração em rede. Espera-se que seja compatível com equipamentos desde o Android 6.0 “Marshmallow” até à atual versão.

    ResponderEliminar