2021/08/27

GAC Aion vai mostrar carregamento de automóveis a 600 kW

O fabricante chinês GAC Aion quer que o carregamento rápido de automóveis eléctricos seja realmente rápido, e promete revelar um carregador de 600 kW na próxima semana.

Os automóveis eléctricos continuam a ser criticados pelos seus tempos longos de carregamento, e apesar disso não ser um problema para a maioria dos casos, existem situações em que ter um carregamento realmente rápido seria conveniente. A referência a atingir tem sido obter um desempenho idêntico ao que se tinha no abastecimento dos carros de combustão interna, em que bastassem 5-10 minutos para se poder percorrer mais umas largas centenas de quilómetros, e a GAC Aion poderá já estar nesse patamar.

O fabricante chinês vai mostrar um carregador de 600 kW, que deverá acompanhar um novo SUV com autonomia para 1000 km, usando baterias com tecnologia de grafeno.

Alguns especialistas dizem que não passa de uma manobra mediática, já que estas baterias ainda estão a alguns anos de distância de chegarem ao mercado em larga escala; mas a GAC Aion diz que as irá aplicar nos seus carros já este ano e tem feito algumas demonstrações bastante interessantes, carregando de 0-80% em 16 minutos no seu carregador 3C, que se reduzem para 8 minutos no seu carregador 6C.
Estamos a falar de algo como 1000V a 600A que é mais do dobro dos sistemas de carregamento rápidos actuais, e que não deixa de ser um pouco assustador, quando do outro lado temos casos de baterias explosivas que até causam problemas com o carregamento lento doméstico.

Mas, já sabemos que a evolução não pára, e sistemas de carregamento como estes irão contribuir para o fim dos estigmas dos veículos eléctricos. Com carregamento feito em 10 minutos (ou menos), qual será a próxima desculpa que irá ser dada para tentar desvalorizar os eléctricos?

1 comentário:

  1. Estou muito curioso em ver isso acontecer, a ser verdade seria fantástico para os BEV.

    ResponderEliminar