2021/08/05

Google Identity Services facilitam logins na web

A Google está a tornar o processo de fazer login com a conta Google em sites externos ainda mais fácil e imediato.

Há muito que é possível utilizar a conta Google para fazer login em serviços externos, dispensando a necessidade de criar um novo registo para um novo serviço, com toda a questão de gerar novas passwords, etc. etc. Normalmente, esse processo atirava o utilizador para uma página externa onde tinha que validar a sua conta Google para avançar; mas o processo passa a ser bastante mais directo com a nova API Google Identity Services.

Os serviços que aderirem a este sistema actualizado permitirão fazer o login com um só toque ou clique, e sem necessidade de sair da página onde se está. Nos dispositivos mobile surgirá um popup na parte inferior, que deixa o utilizador escolher a conta Google a utilizar e com um único botão para confirmar; enquanto nos desktops isso será feito num pequeno popup no topo superior direito do ecra. Um sistema que a Google espera que crie uma uniformidade que simplifique a vida aos utilizadores.

A Google diz que a utilização deste sistema tem sido um sucesso, com os sites que o utilizam a registarem um aumento no número de utilizadores que fazem o registo / login por esta via - mas obviamente que isso também é do seu interesse, pois é mais uma forma com a qual conseguem fazer tracking dos utilizadores pelos diferentes serviços que utilizarem.

1 comentário:

  1. Estamos a falar da Google, que não fez qualquer alteração relevante que de facto impeça terceiros de furtar a conta uma vez que obtenham os cookies de autenticação e a senha.
    Que mais poderia fazer a Google? Por exemplo pedir o segundo factor de autenticação para: mudar senha, mudar/ adicionar/ remover segundos factores de autenticação, adicionar/ remover: e-mails associados de alguma forma à conta, apagar a conta, etc.

    ResponderEliminar