2021/08/30

Magisk vai continuar mas MagiskHide "vai à vida"

Num típico caso de boas notícias / mas notícias, o projecto Magisk vai continuar a ter o apoio do seu criador John Wu, mas o módulo MagiskHide terá que ser abandonado.

O Magisk é uma ferramenta considerada indispensável por todos aqueles que querem controlar completamente o seu smartphone Android, desbloqueando o acesso root e alterando o funcionamento do mesmo. Isso inclui coisas como poder usar a app da câmara da Google, com as suas melhorias via AI, em smartphones de outros fabricantes; ou instalar ad-blockers a nível do sistema; entre muitas outras coisas. Era um projecto de grande sucesso que ficou com o futuro incerto quando, no passado mês de Maio, a Google contratou o seu criador John Wu.

Agora, John Wu veio revelar que obteve o aval da Google para poder continuar a tratar do seu projecto, mas há um detalhe que não passa no escrutínio da Google: o MagiskHide. Há várias apps e serviços, como os de pagamentos, que muitas vezes recusam funcionar em dispositivos com root desbloqueado. O MagickHide resolve isso, escondendo que isso foi feito e levando-os a pensar que estão a correr num smartphone sem root. Uma ferramenta que o próprio diz que iria resultar num conflito de interesses com o seu novo empregador, e que por isso fica pelo caminho.

Mas nem tudo está perdido, há vários developers que já começaram a oferecer as suas próprias versões alternativa do MagiskHide, e é natural que em breve a comunidade comece a seleccionar qual é o seu favorito, passando a assumir o lugar do antigo MagiskHide. Entretanto, e também devido à falta de tempo, John Wu vai deixar de gerir o repositório de módulos disponíveis para o Magisk, passando essa tarefa para membros da comunidade.

1 comentário: