2021/08/19

Oppo revela novo sensor e zoom contínuo 85-200mm para smartphones

A Oppo apresentou algumas das inovações em câmaras para smartphones que irá fazer chegar em breve ao mercado, e que incluem um novo sensor RGBW, zoom óptico contínuo de 85-200 mm, estabilização OIS de 5-eixos, e a câmara sob o ecrã.

Novo Sensor: sensor RGBW de nova geração

O sensor de RGBW da OPPO melhora a sensibilidade à luz ao introduzir subpíxeis brancos (W) adicionais, tecnologia de DTI inovadora e o algoritmo de píxel 4-em-1 desenvolvido pela OPPO. Como resultado destas inovações, o novo sensor permite que seja captada mais 60% de luz do que com os sensores anteriores, ao mesmo tempo que alcança uma redução do ruído que chega aos 35%, oferecendo imagens mais nítidas e luminosas em condições de baixa luminosidade.

O sensor de RGBW é produzido com recurso a tecnologia avançada de fabrico e processamento, aumentando o nível de capacidade computacional para executar algoritmos complexos e maximizando o volume de dados extraídos através dos píxeis brancos do sensor. O algoritmo de píxel 4-em-1 patenteado da OPPO contribui para aumentar substancialmente o desempenho da cor do sensor, minimizando problemas como a alteração da cor e padrões moiré. Além disso, a tecnologia de isolamento de píxeis DTI e o processamento DeepSi no novo sensor previnem eficazmente a interferência de subpíxeis e melhoram a qualidade da imagem.

Mais do que simplesmente melhorar a captação de fotografias em condições de pouca luz, o sensor de RGBW está também apto a tornar os retratos mais expressivos tanto em fotografias como em vídeos, melhorando a pele, a textura e o contraste. O novo sensor será comercialmente lançado nos produtos OPPO a partir do quarto trimestre de 2021.


Novos módulos: o zoom óptico contínuo de 85-200 mm e tecnologia de OIS de cinco eixos

O módulo recém-lançado é o zoom óptico contínuo de 85-200 mm, que reformula o módulo estrutural ao nível do hardware:
  • Adopta a tecnologia de lente G+P (vidro + plástico) pela primeira vez, introduzindo duas lentes de vidro esféricas superfinas e de alta precisão que melhoram significativamente os efeitos ópticos, como a minimização do desvio da luz.
  • A aplicação de um sensor TMR (magnetorresistivo) permite que as lentes no interior do módulo se movimentem com mais estabilidade e precisão.
  • O veio do motor de orientação recentemente modernizado aumenta a inclinação dinâmica através da qual o sistema da lente se movimenta, suportando facilmente o zoom óptico contínuo em ampliações mais elevadas.
Estas inovações suportam o zoom óptico contínuo em distâncias focais equivalentes entre 85 mm e 200 mm, captando imagens nítidas em qualquer nível de ampliação, desde grandes planos e retratos pessoais a paisagens distantes, sem necessidade de recortar. Os utilizadores podem desfrutar de uma transição fluída ao longo da gama do zoom óptico contínuo com qualidade de imagem comparável à de uma câmara profissional.

Outra novidade da OPPO consiste na tecnologia de OIS de cinco eixos, que permite que o processador do sistema receba dados de movimento do giroscópio, os analise e os divida pelos seus respectivos componentes. Os dados são transmitidos para os dois componentes móveis, a lente e o sensor de imagem. Quando o movimento é relativamente curto, as imagens são estabilizadas maioritariamente através do OIS de deslocação da lente, abrangendo a deslocação horizontal (x) e a vertical (y). Quando a amplitude do movimento é maior, o OIS de deslocação do sensor será também utilizado, incluindo a deslocação horizontal (x), a deslocação vertical (y) e o rolamento, em conjunto com a estabilização da lente para alcançar a estabilização em cinco eixos.

Tal permite alcançar um ângulo de estabilização máximo de ±3°, três vezes mais do que a tecnologia de OIS habitualmente presente em dispositivos móveis. Para imagens nocturnas ou em movimento, a tecnologia contribui para melhorar a estabilidade e a nitidez, aumentando o desempenho da compensação da vibração em até 65%. A tecnologia de OIS de cinco eixos da OPPO será lançada nos produtos OPPO a partir do primeiro trimestre de 2022.


Novo algoritmo: compensação para câmara por baixo do ecrã

Por fim, a OPPO exibiu também a sua solução de câmara por baixo do ecrã para as próximas gerações de smartphones. A inovadora geometria de píxeis garante um ecrã de alta qualidade de 400 ppp na área da câmara por baixo do ecrã. Recorrendo a uma cablagem transparente e a um novo design, o resultado é uma qualidade de ecrã muito mais requintada e uma experiência visual mais harmoniosa. Com cada circuito de píxel a impulsionar apenas 1 píxel ("1 para 1") no ecrã e a tecnologia de compensação algorítmica da OPPO, a cor e brilho de todo o ecrã são controlados com maior precisão, com um desvio de cerca de 2% apenas e uma vida útil do ecrã melhorada em até 50%.

Além disso, o Instituto de Investigação da OPPO nos EUA desenvolveu uma série de algoritmos de imagem de IA, incluindo redução da difraçcão, anticondensação, HDR e AWB, para optimizar em maior profundidade a qualidade da imagem da câmara sob o ecrã. O modelo de IA foi treinado recorrendo a dezenas de milhares de imagens para controlar problemas causados pela difracção na fonte da luz, permitindo que os utilizadores captem imagens mais nítidas e com um aspecto mais natural, compensando os efeitos negativos de captação da imagem através do ecrã.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)