Há formas simples e complicadas de obter permissões de administrador num computador Windows, mas poucas serão tão criativas quanto a utilização de um rato para o conseguir. Uma falha no software Razer Synapse faz com que baste ligar um rato Razer a um computador para se conseguir obter acesso de administrador ao sistema.
O Windows facilita a vida aos utilizadores fazendo o download e instalação do Razer Synapse de forma automática quando se liga o rato, e lá pelo meio surge a frequente opção de permitir mudar a pasta de instalação do software. É nesse ponto que um atacante poderá usar essa oportunidade para abrir uma linha de comandos PowerShell usando o SHIFT + botão direito do rato, que como é criada pelo instalador que está a correr com permissões de sistema, também herda essas permissões, tornando possível a execução de todo o tipo de comandos sem restrições - com o pressuposto de que terá acesso físico ao computador em questão.
O investigador de segurança que descobriu esta falha diz que não conseguiu obter resposta por parte da Razer, e que por isso a divulgou publicamente.Need local admin and have physical access?
— jonhat (@j0nh4t) August 21, 2021
- Plug a Razer mouse (or the dongle)
- Windows Update will download and execute RazerInstaller as SYSTEM
- Abuse elevated Explorer to open Powershell with Shift+Right click
Tried contacting @Razer, but no answers. So here's a freebie pic.twitter.com/xDkl87RCmz
Entretanto, com a visibilidade acrescida, a Razer já contactou o investigador e mostrou-se bastante mais prestável, prometendo uma correcção para breve e até disponibilizando-se para lhe pagar uma recompensa pela descoberta, apesar dele ter feito a divulgação da falha.
I would like to update that I have been reached out by @Razer and ensured that their security team is working on a fix ASAP.
— jonhat (@j0nh4t) August 22, 2021
Their manner of communication has been professional and I have even been offered a bounty even though publicly disclosing this issue.
Comunicação da Razer:
Fomos informados de uma situação em que o nosso software, num caso muito específico, permite ao utilizador ter um acesso mais alargado ao seu próprio sistema durante o processo de instalação.
Investigámos o assunto e estamos neste momento a fazer as devidas alterações ao instalador de modo a prevenir que esta situação se verifique e iremos lançar uma versão atualizada em breve. A utilização do nosso software (incluindo o instalador) não permite o acesso não autorizado de terceiros.
Estamos empenhados em assegurar a segurança e proteção digital de todos os nossos sistemas e serviços, e se encontrar alguma possível falha, sugerimos que exponha a situação através do nosso sistema de bug bounty, Inspectiv: https://app.inspectiv.com/#/sign-up
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)