2021/08/23

Xiaomi troca sensores de proximidade

Perante um número crescente de queixas dos sensores de proximidade nos seus modelos mais recentes não estão a funcionar correctamente, a Xiaomi vai trocar de fornecedor para tentar resolver o caso.

Os sensores de proximidade são daqueles que se podem considerar mais básicos num smartphone, permitindo detectar a distância a que algo está do seu ecrã, e sendo usados para coisas como desligar o ecrã e reconhecimento de toque quando temos o smartphone encostado ao ouvido durante uma chamada telefónica, ou para evitar ligar o ecrã desnecessariamente quando temos o smartphone no bolso. É um daqueles sensores em que nem sequer se pensa... a não ser quando não funciona como é suposto.

Infelizmente, parece ser esse o caso com alguns dos modelos mais recentes da Xiaomi, em que a marca adoptou um "sensor virtual" da Elliptic Labs em vez de um sensor óptico tradicional, e em que os utilizadores se queixam do seu comportamento, muitas vezes não detectando quando se está com o telefone encostado à cara, por exemplo.

Embora ainda não tenha havido reconhecimento oficial da existência de um problema, isso acaba por ser feito de forma indirecta pela Xiaomi, que vai abandonar o seu actual fornecedor destes sensores e passar a a utilizar sensores da Minghao Sensing. Uma alteração que praticamente confirma as suspeitas de que o problema poderá estar relacionado com o próprio sensor em si, e não apenas de uma má calibração de software. Algo que também significa que não deverá haver forma fácil de resolver a questão para os utilizadores afectados através de uma actualização - embora exista uma app que promete ajudar na calibração e que pode valer a pena experimentar nos casos onde a situação se tenha tornado insuportável.

9 comentários:

  1. Redmi Note 9s com esses problemas.
    Já pensei fazer reset mas vou experimentar essa app.

    ResponderEliminar
  2. Xiaomi Mi11 Lite sem problemas...

    ResponderEliminar
  3. Xiaomi Mi 11 ultra com problemas de vez enquando 😑

    ResponderEliminar
  4. Poco x3 pro tb com esse problema...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aconteceu comigo. Comprei e tive essa decepção.

      Eliminar
    2. Sim, aconteceu comigo. Tive essa decepção.

      Eliminar
  5. Redmi note 10 pro com esse problema as vezes funciona normal e as vezes dá esse problema

    ResponderEliminar
  6. Mi mix 3 tem esse problema, é muito chato!

    ResponderEliminar
  7. Estou com problema no poco x3 e não há aplicativo que resolva...

    ResponderEliminar