2021/08/04

Snapchat usa perfil astrológico para saber data de nascimento

Alguns utilizadores do Snapchat estão a ser surpreendidos pela app saber a sua data e local de nascimento, mas apenas porque eles próprios o disseram para o seu perfil astrológico.

O perfil astrológico do Snapchat parece ser uma funcionalidade de sucesso, lançada o ano passado, mas que agora está a apanhar de surpresa alguns utilizadores - que ficam surpreendidos ao descobrir que o Snapchat sabe a sua data de nascimento e onde nasceram. Desta vez não foi nenhum trabalho de detective, são apenas os dados que os utilizadores cederam para a parte do perfil astrológico, mas que poderiam não associar imediatamente que também seria utilizado para outros efeitos pelo Snapchat.

Os utilizadores podem apagar aquela informação se o desejarem (não que deva fazer diferença para os registos internos que o Snapchat deverá guardar dos utilizadores), mas é mais um caso que relembra a necessidade de ter muito cuidados com os dados que se fornecem, até mesmo no caso de ter sido apenas uma coisa feita por "brincadeira".

De resto, isto está longe de ser o caso mais flagrante de dedução de dados. Basta relembrar que a Google consegue deduzir que filmes que as pessoas viram através da sua localização e tempo que passarem perto de cinemas. Portanto, não se admirem se depois levarem com recomendações que parecem mágicas, do estilo "mas como é que ele sabia que eu gostava deste género de filmes?"

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)