2021/08/04

Oppo mostra câmara sob-ecrã de 2ª geração

A tecnologia das câmaras invisíveis sob o ecrã parece estar finalmente pronta para consumo geral, com a Oppo a demonstrar um sistema que parece não sofrer de efeitos secundários adversos.

Há muito que se espera por este sistema que permitirá ter câmaras frontais escondidas sob o ecrã, evitando notches ou furos. A ZTE foi a primeira a lançar um smartphone com este sistema, mas depressa revelando problemas a nível da qualidade do ecrã na parte sobre a câmara, e também da qualidade reduzida das imagens captadas pela câmara frontal. A ZTE diz já ter melhorado esta tecnologia, e será talvez também por isso que a Oppo também acha que está no momento de também a poder adoptar.

O sistema da Oppo promete manter a qualidade do ecrã igual na secção sobre a câmara, usando pixeis OLED que mantêm a densidade de 400 ppi, mas que são mais pequenos para deixarem passar mais luz. Uma técnica que dá confiança para que mostre o ecrã num dos piores cenários possíveis para estes sistemas, de ter um ecrã branco com texto, e onde qualquer diferença no ecrã saltaria à vista.
Sabendo que há também a outra parte da questão, a Oppo revelou também uma selfie captada por esta câmara sob o ecrã, e que não exibe os problemas de falta de nitidez que afectavam os modelos de primeira geração.
A Oppo tem estado a trabalhar neste sistema há vários anos, tendo mostrado protótipos nas feiras em 2019. E agora, embora ainda não o tenha anunciado, parece que estará para breve a chegada do primeiro Oppo com câmara invisível sob o ecrã. Um primeiro modelo que seguramente será seguido por muitos outros, sendo esperado que nos próximos anos todos os smartphones passem a adoptar esta tecnologia, permitindo ter o ecrã total sem a habitual interferência da câmara frontal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)