2021/08/04

WhatsApp com modo "view once" para fotos e vídeos

De eficácia duvidosa mas sendo melhor que nada, o WhatsApp passa a contar com uma funcionalidade "view once" para fotos e vídeos que só podem ser vistos uma vez.

Ao estilo das mensagens que desaparecem depois de serem lidas, agora também passa a ser possível enviar fotos e vídeos que serão eliminados logo a seguir a serem vistos. É uma funcionalidade que nunca deve ser considerada segura, pois nada impede o utilizador de fazer uma captura de ecrã (ou em vídeo) do que se tiver enviado, e assim deitar por terra todo o pressuposto da segurança da visualização; mas que não deixa de ser útil para diversos cenários.

Por exemplo, para enviarem coisas como fotos de documentos de identificação, ou com números de registo de certos produtos, ou passwords, que deverão ser utilizados apenas "na hora", esta funcionalidade garante que o destinatário não as deixará ficar eternamente na sua lista de fotos, sabendo-se lá onde isso as poderá fazer chegar. E no caso do destinatário não abrir a foto ou vídeo, a mesma será automaticamente eliminada após 14 dias.

Para enviar conteúdos neste modo, bastará carregar no botão com um "1" ao lado do botão de envio da mensagem (quando a app actualizada chegar ao vosso smartphone).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)