2021/08/20

Tesla AI Day revela detalhes da condução autónoma e robot Tesla Bot

A Tesla fez um evento dedicado à inteligência artificial, revelando como tem avançado o seu modo de condução autónoma total (FSD) e também prometendo um robot humanóide - o Tesla Bot - para o próximo ano.

Depois dos eventos nos anos anteriores dedicados à autonomia e às baterias, este ano a Tesla focou-se na inteligência artificial com este seu AI Day. O evento revelou inúmeros detalhes técnicos que nos relembram as as imensas dificuldades relacionadas com a condução autónoma, passando das imagens captadas pelas câmaras em redor do veículo para um mundo com percepção tridimensional que possa ser usado pelo carro para planear a sua rota, no meio de toda a confusão do trânsito citadino, com carros, pessoas, e outros objectos em movimento.

Também ficamos a conhecer o hardware utilizado pela Tesla para treinar estes sistemas, e um sistema capaz de recriar mundos virtuais realistas a partir dos dados, para facilitar o processo de treino. E no final, tivemos direito a uma surpresa inesperada: o Tesla Bot.
A Tesla diz que vai construir um robot humanóide - chamado Tesla Bot - capaz de desempenhar todo o tipo de tarefas perigosas ou repetitivas, no sentido de avançar a sociedade numa direcção em que nenhuma pessoa tenha que ser obrigada a fazer um trabalho "chato" como se fosse uma máquina. Supostamente terá 1.72 m de altura e pesará 56 kg, para que não possa ser visto como uma "ameaça" às pessoas, e a Tesla promete um protótipo funcional para o próximo ano (mas conhecendo-se a tradição de atrasos da marca, não será de surpreender se só o virmos daqui por dois ou mais anos).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)