2021/09/28

1Password lança Masked Email para proteger emails dos utilizadores

O 1Password tem um novo serviço em parceria com o Fastmail que esconde o endereço de email dos utilizadores quando se registam em sites.

Receosos de que o registo num qualquer site vos exponha a uma nova vaga de spam ou, potencialmente, mais emails de phishing? O 1Password propõe um novo serviço Masked Email que pode manter a privacidade do endereço de email principal dos utilizadores, utilizando endereços de email alternativos para cada novo serviço que se registem. Dessa forma, será fácil identificar qual dos serviços está a partilhar o endereço de email com serviços de terceiros, facilitando o processo de descartar todos os emails sem interesse.

A gestão do email continua a ser feito através da conta de email principal, já que todos os novos emails são reencaminhados para lá; mas será muito menos provável que cliquem em algo do estilo "aviso de débito urgente" enviado para um endereço de email alternativo que nunca associaram a qualquer serviço bancário, do que fazê-lo para um email enviado directamente para o endereço de email que usam para os bancos.

Este serviço de criação de emails alternativos / pseudónimos deveria ser algo disponibilizado de origem por todos os serviços de email (alguns felizmente fazem-no, como o Outlook da MS). Permitindo fazer coisas como a separação de emails pessoas e de trabalho, endereços de email semi-temporários para registos "de baixa importância", e afins. Infelizmente, no caso do Gmail, temos mesmo que criar uma conta de email adicional, que depois se pode redireccionar para outro conta existente, o que representa trabalho ingrato para algo que deveria ser tão simples de gerir como "criar pseudónimo de email", e pronto.

1 comentário:

  1. Existe uma possibilidade no gmail para criar mails alternativos, mas so na versao paga.
    https://support.google.com/a/answer/33327?hl=pt

    ResponderEliminar