2021/09/29

Amazon apresenta robot Astro

A Amazon tem um novo assistente doméstico, o pequeno robot Astro, que na prática funciona como uma câmara de vigilância sobre rodas.

O Amazon Astro é apresentado como um simpático robot que pode assistir nas tarefas domésticas, contando com câmaras, uma série de sensores, e tendo um ecrã como rosto. Pode aprender a reconhecer a nossa casa e responder a comandos de ir para determinada divisão, responder a perguntas e comandos via Alexa, e até servir de câmara móvel que segue o utilizador durante video-chamadas - com a curiosa capacidade de se poder elevar como um periscópio, para poder ver coisas que de outra forma estariam inacessíveis ao pequeno robot.


O problema, é que olhando para lá da curiosidade técnica inicial, se acaba por constatar que este robot acaba quase por ser aquilo que os aspiradores robots já fazem - trocando a parte útil de aspirar por um ecrã que procura cativar as pessoas - e deixando sérias dúvidas quanto à real utilidade de ter um ecrã quase ao nível do chão, apesar da sua capacidade de poder rodar (reconhecimento da própria Amazon de que o ecrã naquele nível será problemático).

Adicione-se a isto as polémicas que a Amazon já tem enfrentado a nível de ceder gravações das câmaras Ring às autoridades, e não me parece que este Astro de $999 (preço de lançamento que depois passará para os $1450!) tenha a vida facilitada. Haverá assim tantas pessoas dispostas a pagar para terem mais uma câmara dentro de suas casas, que ainda por cima passa a ter a capacidade de poder andar por todo o lado em vez de permanecer num sítio fixo? É algo que tanto pode ser visto como um grande vantagem, mas também como grande desvantagem.

2 comentários:

  1. Quando uma empresa dispõe de demasiado dinheiro a mais...

    ResponderEliminar
  2. Isto é, literalmente, o corpo de um aspirador e um tablet acoplados, reparem só na "cara" do robô da imagem que está no topo da notícia, que não é mais do que a carcaça de um tablet da linha Yoga da Lenovo:
    https://www.gsmarena.com/lenovo_yoga_tab_3_plus_is_official_loses_the_projector-blog-20277.php
    Já vi projectos de electónica/informática do Secundário mais bonitos e com mais funcionalidades.

    ResponderEliminar