2021/09/15

Anonymous divulga dados de alojamento de sites alt-right

O grupo Anonymous publicou mais de 180 GB de dados da Epik, o serviço de alojamento que alberga sites como o Gab, Parler, 8chan, e alguns sites republicanos.

Estes sites "alt-right" são responsáveis pela criação e disseminação de inúmeras teorias da conspiração, e tentam esconder ao máximo a identidade dos seus responsáveis e dos respectivos utilizadores - algo que agora poderá ser posto em causa com a divulgação de dados referentes a uma década de actividade.

Estes dados incluem todos os emails, registos de pagamentos, transferências e registos de domínios, e incluindo credenciais sem qualquer tipo de segurança(!), o que garantidamente poderá causar grandes dores de cabeça, tanto ao serviço de alojamento como aos seus clientes.
Com a Epik a negar que tinha havido qualquer intrusão nos seus sistemas ou roubo de dados, os hackers foram um pouco mais longe, alterando a página desse comunicado para algo mais "criativo", não só adicionando um link para os dados que supostamente não foram roubados, como dizendo que seria estúpido guardarem toda a informação que supostamente nem deveriam guardar (e sem protecção) - e que tudo isto seria tão inventado quanto o Covid-19 e o 5G.

Veremos qual irão ser os efeitos da revelação destes dados a médio e longo prazo, não sendo descabido que sejam descobertas relações "curiosas" entre estes sites e quem os sustenta - mas acaba por ser apropriado, já que vêm de um quadrante político que tanto insiste para a introdução de backdoors nos sistemas de encriptação, e que assim passam a ter uma amostra do que é ter informação privada exposta ao mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)