2021/09/16

Missão Inspiration4 já está no espaço

A primeira missão inteiramente privada e civil - Inspiration4 - já está no espaço, marcando mais um importante passo no caminho até às estrelas.

A missão Inspiration4, patrocinada pelo bilionário Jared Isaacman, que também fez questão de servir para angariar fundos para um hospital pediátrico, já está no espaço, com Chris Sembroski, Sian Proctor, Hayley Arceneaux, e o próprio Jared Isaacman, a bordo.

Ao contrário das mini-missões "olhem, fui ao espaço!" de Richard Branson na Virgin Galactic e de Jeff Bezos na Blue Origin, esta missão irá ficar órbita durante vários dias, e marca várias estreias na história espacial: incluindo a pessoa mais nova a ir ao espaço (Hayley Arceneaux, enfermeira no hospital de St. Jude, ela própria sobrevivente de cancro quando era criança) e que também é a primeira pessoa com uma prótese a ir ao espaço. A missão também é particularmente especial para Sian Proctor, filha de um técnico da NASA que trabalhava nas estações de radar terrestre, e que teve papel importante para "desenrascar" o regresso da missão Apollo 11 e calcular o local em que iriam pousar no oceano - sendo um dos "tesouros" da família um papel assinado por Neil Armstrong a agradecer a sua ajuda, e que agora irá regressar ao espaço. Siam tinha também chegado à fase de finalistas numa selecção para astronautas da NASA, mas acabando por não ser seleccionada; pelo que esta missão acabou por ser um sonho tornado realidade.

Esta missão está a ser acompanhada por um programa na Netflix "Countdown: Inspiration4 Mission to Space" onde podemos ficar a conhecer cada uma destas pessoas e um pouco do processo de treino que tiveram que enfrentar; e será complementado por mais episódios que darão a conhecer estes próximos dias passados no espaço.



Resta-nos desejar que o seu regresso corra tão bem quanto a sua partida.


Actualização: regressaram à Terra sem incidentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)