2021/09/14

Apple apresenta iPhone 13 e 13 Pro

A Apple revelou os novos iPhone 13 e 13 Pro, com notch reduzido e ecrã de 120 Hz (nos Pro).

A Apple não receou a superstição e avançou mesmo com o iPhone 13 em vez de dar um salto directo para o iPhone 14. Externamente o design mantém-se, mas é denunciado por um notch mais reduzido, mantendo todas as funcionalidades do Face ID. O ecrã passa também a suportar refresh rate dinâmico até 120 Hz nos iPhone 13 Pro, ajustando a frequência automaticamente em função do conteúdo e da interacção com o utilizador - por exemplo, aumentando a frequência durante o scroll, mas reduzindo para 10 Hz com conteúdos estáticos.
As câmaras recebem melhoramentos, mas a maior melhoria vem da parte do processamento, com coisas como Cinematic video, que permite simular a focagem de câmaras profissionais, mesmo depois de se ter gravado o vídeo; modo nocturno melhorado (agora em todas as câmaras), modo macro, e zoom óptico que passa dos 2X para os 3X. Pela parte negativa, as câmaras parecem ser ainda mais salientes que o iPhone 12, mas teremos que esperar pelas especificações oficiais para saber se é mesmo, ou se é apenas ilusão de óptica das imagens fornecidas. A autonomia é também melhorada, passando a durar até mais 2.5 h no iPhone 12 Pro Max - tornando-o no iPhone com maior autonomia de sempre, apesar do ecrã de 120 Hz. E, tal como os rumores tinham indicado, agora existe uma versão com 1 TB de capacidade.



No iPhone 13 "normal" temos muitas das melhorias, como o chip A15, modo Cinematic Video (com apenas duas câmaras - mas incluindo câmara grande angular com estabilização óptica) e o notch reduzido, mas neste modelo com um ecrã que mantém o refresh rate tradicional de 60 Hz.
As melhorias de desempenho e autonomia conseguidas pelo chip A15 a par das câmaras que recebem melhorias que até agora estavam reservadas aos modelos Pro, devem fazer com que estes iPhone 13 se tornem em sucessos imediatos. E, para tornar a proposta ainda mais apelativa, a Apple duplicou a capacidade destes modelos, que abandonam a versão de 64 GB e passam a estar disponíveis em modelos de 128 GB, 256 GB e 512 GB, mantendo o preço base idêntico.


A gama iPhone passa agora a ser constituída pelos seguintes modelos:
  • iPhone SE - desde $399
  • iPhone 11 - desde $499
  • iPhone 12 - desde $599
  • iPhone 13 - desde $699
  • iPhone 13 Pro - desde $999

Actualização: preços para Portugal já disponíveis.

Os iPhone 13 ficam disponíveis a partir de 24 de Setembro, com o novo iOS 15 a ficar disponível a 20 de Setembro.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)