2021/09/04

Apple contempla transição de ARM para RISC-V?

Apesar de estar a ter enorme sucesso com os ARM, a Apple pode estar a procurar uma alternativa que lhe permita poupar milhões: adoptando a arquitectura open-source RISC-V.

A Apple faz parte do grupo "VIP" que tem direito a criar os seus próprios chips com módulos ARM, mas isso significa que também que que pagar uma taxa por cada chip que utiliza e vende. Algo que poderia evitar se adoptasse uma arquitectura open-source, sem necessidade de pagamentos, e que parece ser o que está a procurar fazer. A Apple está à procura de especialistas em RISC-V.

Por agora parece-me demasiado ambicioso imaginar que a Apple esteja a considera trocar a arquitectura dos seus chips; mas sem dúvida que a Apple terá que se ir preparando para a possibilidade da ARM ser comprada pela Nvidia, e de potencialmente ficar em posição fragilizada para aceder às tecnologias ARM, ou de ver o seu preço subir exponencialmente. Mais provável é que por agora a Apple esteja a considerar implementar um módulo, quer esteja integrado num dos seus próprios SoC usado em iPhone e Macs, ou potencialmente fazendo parte do óculos VR que, sendo uma nova plataforma, seriam o produto ideal para explorar um novo chip/CPU.

De qualquer forma, se só agora está a procurar um especialista RISC-V, fica praticamente garantido que só iremos ver o fruto do seu trablho no próximo ano ou no ano seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)