2021/09/07

Autopilot FSD da Tesla mostra o que vale na Europa

A curiosidade para ver o que a recente versão do Autopilot FSD da Tesla é capaz de fazer na Europa é muita, e graças um pouco de hacking, podemos descobrir.

Uns fãs ucranianos da Tesla conseguiram activar o modo FSD do Autopilot (e até mais opções escondidas do modo developer) e foram dar uma volta pelas estradas de Kiev. A experiência vale apenas pela curiosidade de saber que tal o FSD se desenrasca em estradas europeias para as quais (ainda) não estará preparado e, como tal, são também bastantes as situações em que ainda falha e prega alguns sustos ao condutor.

Por outro lado, ver o FSD ainda a este nível, independentemente da validade técnica de quando as coisas correm vem, faz levantar sérias dúvidas quanto ao modo FSD poder estar pronto para uso na Europa a curto prazo - mesmo tendo em conta que este não seria a versão mais recente do sistema que já está a ser testado nos EUA. É que a parte crítica não é que o sistema até funcione bem 95% do tempo, mas sim garantir que não funciona mal nos 5% restantes.


2 comentários:

  1. Essa versão beta que ele mostra em que os carros são caixas também já é bastante desactualizada comparado ao actual, já há meses que não via essa visualização dos gráficos, e o sistema já andou MUITO desde aí.

    ResponderEliminar
  2. O verdadeiro teste só pode ser feito quando a tesla colocar o carro na Índia :p
    Depois disso está preparado para tudo.

    ResponderEliminar