2021/09/29

Cabo submarino 2Africa vai ser o mais comprido do mundo

O cabo submarino 2Africa, financiando pelo Facebook, vai ser prolongado e tornar-se no mais comprido cabo submarino em actividade.

O projecto 2Africa conta com a participação do Facebook e diversos operadores de telecomunicações (Vodafone, Orange, China Mobile, etc.) e vai ligar Europa, África e Ásia. Com 37 mil quilómetros de extensão, este cabo já seria responsável por levar a internet a mais pessoas em África que todos os cabos submarinos já existentes; mas agora o projecto anunciou a expansão a quatro novos pontos de ligação, a Angola, Seychelles, Ilhas Comoros e Nigéria. Com esta expansão, o cabo 2Africa passa a ter mais de 45 mil quilómetros de extensão, tornando-o no mais comprido do mundo.

Actualmente o mais longo cabo submarino em operação é o SEA-ME-WE3 (South-East Asia - Middle East - Western Europe 3) com 39 mil quilómetros de extensão, que foi instalado em 2000. O 2Africa deverá entrar em operação no final de 2023, sendo que neste momento já foi feito grande parte do levantamento topográfico submarino para a sua instalação.

O projecto inicialmente previa levar a internet a 1.2 mil milhões de pessoas; mas com as extensões que foram sendo feitas, neste momento esse número aumentou para 3 mil milhões.

2 comentários: