2021/09/24

Como fazer uma chamada FaceTime para Android ou web

Com a chegada do iOS 15, pela primeira vez, passa a ser possível fazer videochamadas FaceTime de um iPhone para PCs e Android.

Embora ainda não seja desta que a Apple cumpre a promessa de Steve Jobs de que o iMessage seria um protocolo aberto a todos, pelo menos dá a possibilidade de se fazer um FaceTime com pessoas que não tenham equipamentos Apple. Para isso, bastará abrir a app FaceTime e seleccionar a opção "Create Link" no topo, para criar uma videoconferência a que outras pessoas se poderão juntar a partir do browser de dispositivos Android, PCs, etc. - sendo também possível criar o link mesmo com uma chamada FaceTime já a decorrer.

Os participantes que se juntarem via link terão que introduzir o seu nome antes de se poderem juntar à videochamada, ficando também sujeitos à aprovação da pessoa que a criou, para que não haja visitantes indesejados.

Claro que isto obriga que os criadores da videochamada tenham que se "desenrascar" quanto à forma de enviarem o link para os participantes, quer seja através de email, SMS, ou usando um serviço de mensagens da concorrência - como o WhatsApp ou Telegram - o que nos faz pensar: se esses serviços também já disponibilizam videochamadas, não será mais simples e lógico que se usem esses serviços em vez de estar a passar por todo este processo? Descobriremos em breve, à medida que mais pessoas foram instalando o iOS 15.

2 comentários:

  1. Adorava conseguir ativar o iMessage e o Facetime sem que me fosse cobrado 0,06€ por parte da operadora :)

    ResponderEliminar