2021/09/24

Novo volante da Tesla tem mais desvantagens que vantagens

A Tesla poderá ter-se deixado seduzir pelo aspecto em vez da funcionalidade e comodidade para o novo volante dos Model S e Model X.

A Consumer Reports norte-americana revelou as primeiras impressões do novo volante futurista da Tesla, com base em 10 pessoas ao fim de uma semana de utilização, e os resultados não são positivos. Quando perguntaram a Elon Musk o motivo pelo qual os novos modelos vinham com este volante rectangular em vez do volante circular tradicional, Elon Musk começou por referir que os volantes circulares têm um aspecto "aborrecido", e que este volante permite uma melhor visão do ecrã. Pois bem, a visão mais ampla do ecrã parece ser precisamente a única vantagem deste volante... com tudo o resto a ser uma enorme lista de desvantagens.


As críticas ao novo volante referem coisas como: ser demasiado grosso e nem permitir que seja agarrado firmemente, pouco confortável ao ponto de fazer doer as mãos, dificuldade a girar o volante completamente em manobras (e se escapar das mãos sendo extremamente complicado voltar a apanhá-lo, deixando o carro momentaneamente sem controlo), e a dependência total em botões "touch" - incluindo buzina, escovas dos vidros, máximos, piscas - que se tornam um pesadelo para se tentar acertar e activar, resultando em muitas activações inadvertidas das funções erradas. Algumas pessoas referiram até que a ausência da haste tradicional de controlo dos piscas se torna ainda mais incomodativa que o próprio volante.

Talvez algumas das críticas sejam apenas devidas à necessidade de um maior período de habituação, não se podendo ignorar que muitas serão feitas por condutores que estão condicionados há anos a utilizar os volantes tradicionais; mas veremos, à medida que mais pessoas forem recebendo os seus Tesla e forem acumulando semanas e meses de condução com este volante.

1 comentário:

  1. Nada que não se soubesse logo quando mostraram, mas os fanboys vão sempre defender qualquer coisa que ele faça, apesar de que ele próprio prometeu que esse volante seria uma escolha, e depois não foi e disse que não se podia comprar com um normal.

    ResponderEliminar