2021/09/24

Apple Watch 7 tem comunicação wireless de 60.5 GHz

O novo Apple Watch 7 tem uma capacidade curiosa que a Apple não revelou: conta com um módulo de comunicação wireless de 60.5 GHz.

Não é muito habitual vermos funcionalidades de hardware secretas serem lançadas sem qualquer referência pelos fabricantes, sabendo-se que serão quase garantidamente reveladas assim que forem feitos os primeiros tear-down detalhados. No entanto, parece ser esse o caso do novo Apple Watch 7, que conta com a capacidade de transferência de dados na frequência dos 60.5 GHz - uma frequência bastante elevada (comparada com os 2.4 GHz e 5 GHz do WiFi) que permitirá uma enorme largura de banda, mas a curta distância e sem atravessar obstáculos.

Mais estranho é que, segundo as certificações, este modo apenas será activado quando se coloca o Apple Watch numa dock especial, que a Apple não revelou, e que poderá ser exclusivamente para uso interno da Apple - tanto para processos de diagnóstico durante a produção, como eventualmente para reposição de dados nas Apple Stores ou parceiros oficiais.

Ainda assim, as suspeitas e rumores são muitos. Se fosse apenas para comunicação dos dados normais, imaginar-se-ia que seria suficiente a capacidade de comunicação via Bluetooth e WiFi já existentes. No entanto, poderá dar-se o caso deste sistema ser aquele que virá a ser utilizado pelos óculos de realidade virtual e realidade aumentada da Apple que se espera para os próximos anos. Isso já explicaria a necessidade da uma maior largura de banda possibilitada por estas frequências, e a possibilidade de comunicar directamente com o Apple Watch abriria portas a novas possibilidade de controlo e interacção.

Teremos que esperar, para ver qual o verdadeiro propósito desta capacidade que se estreia no Apple Watch sem saber para quê.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)