2021/09/24

Apple actualiza iOS 12 e macOS Catalina

A Apple não se esqueceu dos seus sistemas mais antigos e lançou actualizações de segurança para o iOS 12 e o macOS Catalina.

Além do bom trabalho que tem feito a nível de fazer chegar o mais recente iOS 15 a todos os iPhones e iPads que corriam o iOS 14 (apesar de nem todos terem direito às mesmas funcionalidades), a Apple também demonstra a preocupação com a segurança dos sistemas mais antigos. Neste caso, fez chegar ao velhinho iOS 12 as correcções das vulnerabilidades usadas pelo spyware Pegagus do NSO Group, e também várias vulnerabilidades 0-day que também afectavam o macOS Catalina, nos componentes CoreGraphics, WebKit, e XNU.

Isto não é um exclusivo da Apple, sendo que no passado também já vimos a Microsoft a disponibilizar actualizações de segurança para falhas graves nos Windows que oficialmente já não deveriam contar com suporte oficial nem ter direito a actualizações - mas uma vez que os dispositivos com sistemas mais antigos são, muitas das vezes, o "elo mais fraco", é do interesse de todos que essas falhas sejam corrigidas sempre que possíveis.

Algo que acaba por ir ao encontro daquilo que a Alemanha tem proposto, de que se deveria ter actualizações de segurança oficiais durante um mínimo de 7 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)