2021/09/21

Como mudar a barra de endereços do Safari no iOS 15

Com a chegada do iOS 15 uma das alterações mais visíveis é a mudança da barra de endereço do Safari do topo para o fundo - mas é possível voltar a colocá-la no sítio habitual.

A mudança da localização da barra de endereços do Safari no iOS 15 arrisca-se a ser uma das alterações mais polémicas, mas que pode ser justificada pelo facto do tamanho dos smartphones, particularmente o do iPhone Pro Max, tornar cada vez mais difícil chegar ao topo do ecrã. Por isso, com o iOS 15 a barra passa para a parte inferior, muito mais acessível, mas que como todas as alterações, irá enfrentar resistência por parte dos utilizadores. Mas não é necessário ficar chateado, pois a Apple deixou isso como opção que pode facilmente deixar as coisas tal como eram dantes.

Para isso, bastará tocar na secção "Aa" na barra de endereços, e de seguida escolher a opção "Show Top Address Bar".
Ainda assim, antes de o fazerem, recomendo que experimentem utilizar o browser com a barra em baixo durante alguns dias, permitindo superar a fase da "estranheza inicial" que nos faz resistir a quase todas as alterações. Se calhar descobrirão que voltar a ter a barra de endereços no topo do browser é que começará a parecer estranho.

1 comentário:

  1. É uma opção que deveria estar presente em todos os outros navegadores também - seja em dispositivos móveis ou não.

    ResponderEliminar