2021/09/21

Telegram com temas e emoji interactivos

O Telegram lançou mais uma ronda de actualizações, com temas, emoji interactivos, gravação de live streams e confirmação de leitura em grupos pequenos.

O Telegram tem imposto uma cadência regular de actualizações com novidades, que se torna numa excelente forma de manter o serviço dinâmico e dificultando a vida aos concorrentes que quiserem copiar algumas das suas funcionalidades (quando copiarem uma, já o Telegram lançou uma meia dúzia de coisas novas).

Para este lote de novidades, temos coisas como temas nas mensagens, que são aplicados automaticamente a ambos os intervenientes, com oito temas à disposição por agora, incluindo fundos animados, e também modo diurno / nocturno para todos os eles. Uma excelente forma de fazer uma diferenciação visual entre conversas com diferentes pessoas, reduzindo as probabilidades de se mandar a mensagem errada para o destinatário errado. Para os fãs dos "bonecos" tempos também emojis animados interactivos. Depois de enviados, tocar neles inicia uma animação de ecrã total, que é visível não só para o utilizador que o faz mas também para todos os utilizadores naquele grupo de conversa - parece-me uma excelente forma de fazer com que alguém seja expulso do grupo, se começar a abusar desta funcionalidade.

Falando de grupos, também se passa a ter a possibilidade de ver quem recebeu uma mensagem com os comprovativos de leitura para cada utilizador individualmente. Uma funcionalidade que fica disponível para grupos "pequenos" (o Telegram não diz quantos utilizadores isso representa) e com essa informação a ser mantida apenas durante sete dias após o envio da mensagem, para maior privacidade.

Por fim, os administradores de grupos podem gravar partes de live streams (ou a sua totalidade), para que possam ser vistos no grupo depois do stream ter terminado. Uma excelente forma de garantir que os utilizadores que não tiveram possibilidade de ver a emissão em directo possam revê-la mais tarde, quando puderem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)