2021/09/30

Google revela melhorias das pesquisas contextuais com imagens e texto

A Google revelou uma série de melhorias que chegarão em breve, que facilitarão o processo de pesquisa com base no entendimento do contexto, mesmo quando se trata de misturar métodos, como imagens e texto ou voz.

Recorrendo à inteligência artificial, a Google diz que o seu motor de pesquisa será capaz de reconhecer o contexto das pesquisas, apresentando os resultados relevantes mesmo para termos que poderiam ser ambíguos, facilitando o processo de aprofundar os tópicos seguindo o rumo escolhido pelo utilizador. Mas, potencialmente mais interessante, será a combinação das pesquisas visuais com refinamento por texto ou voz.
Num dos exemplos, vemos uma pesquisa de uma camisa com padrões florais através do Google Lens, que é seguida por uma pesquisa de "meias com este padrão", que resulta na apresentação de meias com padrões idênticos.
Outro exemplo mostra o utilizador a apontar a câmara para o carreto de uma bicicleta, seguido de uma pesquisa por texto "como reparar", dando como resultados páginas e vídeos sobre como substituir ou reparar aquele componente. Bastante útil para se pesquisar coisas que podemos nem sequer conhecer o nome.

E por último, expandindo a sua capacidade de compreensão visual, as pesquisas podem apresentar resultados que saltam para secções de vídeo contendo elementos considerados relevante, mesmo que a descrição do vídeo não faça qualquer referência explícita das coisas que estamos a pesquisar. É a concretização da previsão que tínhamos feito quando a Google começou a fazer reconhecimento das imagens estáticas - a tecnologia que no Google Photos nos permite pesquisar por coisas como "por-do-sol", "pratos de comida", "flores", "cães", "automóveis", "praia" e muitas outras coisas - e que dissemos que seria uma questão de tempo até que fosse aplicada ao vídeo.

Já não deverá faltar muito para podermos pesquisar por "filme onde um automóvel salta para a água e se transforma num submarino", para podermos ser levados directamente para essa cena.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)