2021/09/30

Apps pré-instaladas dos iPhones com avaliações na App Store

Procurando escapar às acusações de tratamento preferencial, a Apple já permite que as apps pré-instaladas nos iPhones possam ser avaliadas como todas as outras na App Store.

Existe um conjunto de apps Apple que vem instalada de origem em todos os iPhones e que não podem ser removidas (mas que podem ser escondidas), incluindo apps como a calculadora, app de meteorologia, de cotações da bolsa, etc. Muitas delas bem que poderiam ser apps convencionais que não estiverem integradas no sistema, facilitando o processo de actualização sem ficarem dependentes de uma actualização de sistema, mas a Apple vai adiando essa opção. O que não adiou mais foi a possibilidade destas apps poderem ser avaliadas na App Store, com resultados já previsíveis.

Era um pouco ridículo que todas as apps na App Store pudessem ser avaliadas pelos utilizadores, mas as apps pré-instaladas do iOS não. E apesar de agora isso poder ser feito, muitos utilizadores estão também a aproveitar este novo espaço para desabafarem aquilo que sentem há anos.
Por exemplo, há quem se interrogue porque motivo, com quase uma década de iPads, porque é que a app de meteorologia e de calculadora, que existe nos iPhones desde a primeira geração, continua ausente dos iPads?

Pode ser que, com a visibilidade acrescida destes comentários referentes às apps da Apple, isto possa vir a ser corrigido num futuro não muito distante... mas será melhor esperar sentado.

1 comentário: