2021/09/22

Investigador descontente revela falha no iOS 15

Nenhuma actualização para um novo iOS está completa sem um bug que permita ultrapassar o lock screen, e o iOS 15 não é excepção.

Um investigador espanhol desapontado com a forma como a Apple tem lidado com os bugs que tem reportado, decidiu revelar publicamente uma técnica que permite ultrapassar o lock screen do iOS 15 e aceder ao Notes, no dia em que este foi lançado pela Apple. A Apple diz que um bug deste tipo dá direito a uma recompensa de 25 mil dólares, mas o investigador queixa-se que, por bugs mais graves, só lhe foi pago 5 mil dólares - e que embora tenha reportado estes bugs de ultrapassar o lock screen, a Apple nunca os corrigiu nem sequer o contactou para dar continuidade ao processo; motivo pelo qual ele optou por o revelar.


O processo é bastante rebuscado, recorrendo à Siri e activação do modo de acessibilidade, mas não deixa de ser preocupante que um qualquer desconhecido que se apodere de um iPhone com iOS 15 possa ver o que estiver guardado nos apontamos da app Notes.

Este não é um caso isolado. Muitos outros investigadores se têm queixado da forma como a Apple lida com os bugs reportados através do seu programa de recompensas, e alguns deles até foram expulsos do programa após criticarem a forma como as coisas estão a funcional mal.

1 comentário: