2021/09/25

Investigadores criam micro-máquinas voadoras

Investigadores criaram as mais pequenas máquinas fabricadas que podem voar pelo ar, mais uma vez indo buscar inspiração na natureza.

Estes microflyers não são aeronaves no verdadeiro sentido da palavra, melhor sendo descritos como microchips voadores que poderão ser usados para recolher dados durante o voo; e para isso adoptaram um formato idêntico ao de algumas sementes, que giram pelo ar como o rotor de um helicóptero, dando-lhes maior tempo de voo e possibilidade de cobrirem uma distância bastante maior do que se simplesmente caíssem.

Um dos protótipos demonstrou a capacidade de monitorizar a qualidade do ar durante a sua queda, mas o mais impressionante é que estes sensores voadores podem ser reduzidos a uma escala impressionante, com o mais pequeno deles a ter apenas 500 microns de diâmetro.

Por agora estes micro-voadores não têm capacidade de voar por sua própria inciativa, conseguindo apenas prolongar o tempo de queda quando largados do ar, e podendo voar maiores distâncias se levados pelo vento. Mas com a evolução tecnológica, talvez no futuro se consigam criar versões capazes de ter algum tipo de controlo sobreo o voo, potencialmente possibilitando voos de longa duração em áreas mais ventosas - ou a alta altitude - recorrendo a micropaineis solares para energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)