2021/09/20

iPadOS 15 permite apps usarem até 12 GB de RAM

Com a chegada do iPadOS 15, as apps nos iPads vão poder usar até 12 GB de RAM para desempenho melhorado.

A Apple tem aplicado restrições bastante apertadas nas apps iPhone e iPad para garantir que o sistema consegue manter o nível de desempenho esperado. Mas com alguns iPads a virem equipados com 16 GB de RAM, a Apple achou que se justificava aumentar o limite de RAM utilizado dos 5 GB para os 12 GB - nalguns iPads.

Esses iPads são por agora apenas os modelos topo de gama dos iPad Pro equipados com o chip M1, que têm 16 GB de RAM, sendo que nos modelos com 8 GB esse aumento é mais modesto, passando dos 5 GB para os 6 GB.

Embora as apps tenham que continuar a funcionar com o anterior limite de memória, para poderem funcionar em todos os iPads (o novo iPad e iPad só têm 3 GB e 4 GB de RAM respectivamente), o aumento do limite de memória irá trazer vantagens às apps mais intensivas nos iPads topo de gama, que façam coisas como tratamento de fotos ou de vídeo. Pena que por agora só possam ser usufruídas em poucos modelos, mas esperemos que num futuro não muito distante a Apple comece a incluir pelo menos 8 GB de RAM em todos os iPads normais, e expanda os 16 GB a todos os iPad Pro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)