2021/09/22

Lituânia aconselha cidadãos a deitarem fora smartphones chineses da Xiaomi

O Ministro da Defesa da Lituânia recomendou aos cidadãos não comprarem smartphones chineses, como os da Xiaomi e Huawei, por terem uma lista de palavras censuradas que pode ser activada remotamente.

As relações diplomáticas entre Lituânia e China agravam-se, com o país a dizer que os smartphones da Xiaomi vêm com uma lista de palavras censuradas, com coisas como "Free Tibet" ou "Long live Taiwan independence", e que embora não estejam a ser aplicadas nos modelos europeus, poderá ser activado remotamente a qualquer momento. Por isso a recomendação é de não comprar smartphones chineses e no caso de já terem um, que se deveriam livrar-se deles o mais rapidamente possível.

Este é apenas mais um passo na degradação das relações diplomáticas entre ambos os países, com a China a já ter exigido a saída do embaixador lituano do país, em resposta às intenções de Taiwan abrir um "Taiwanese Representative Office" - sendo que o governo Chinês não gosta de ver nada que minimamente faça referência à possibilidade de Taiwan ser visto como território independente (para contornar esta situação, Taiwan normalmente opta por abrir representações na Europa com o nome de Taipei em vez de Taiwan.

O centro de cibersegurança lituano também detectou o envio de dados encriptados sobre a utilização dos smartphone Xiaomi para servidores na China, e uma falha de segurança no Huawei P40 5G. Veremos se estas medidas em breve se alastrarão a outros países.

6 comentários:

  1. A China é um verdadeiro cancro neste mundo...quer mandar em todos e todos tem "medo" dela...até um dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que deslocalizou as fabricas para a china porque era mais barato? Agora não conseguimos fazer nada...

      Eliminar
  2. Parece mais o governo Lituano que tenta arranjar razões para continuar a antagonizar a China, não esquecer que os americanos andam numa de criar uma nova guerra fria e os países de leste São literalmente paus mandados deles

    ResponderEliminar
  3. eu estava mais com o medo desses telemóveis recebessem uma "ordem 66" e matassem os utilizadores.... :P

    ResponderEliminar
  4. Cuidado com esta noticia, que já foi locked no r/android

    isto é para xiaomis vendidos na china com firmware chines.

    no global nao se aplica

    ResponderEliminar