2021/09/13

Mega-íman acelera fusão nuclear viável

Um novo íman, o mais poderoso já criado, pode acelerar a chegada de geradores de fusão nuclear viáveis.

Há décadas que se tem tentado passar da energia de fissão nuclear (a que usamos actualmente, geradora de resíduos radioactivos) para a fusão nuclear, a mesma reacção que acontece no interior das estrelas, e que seria muito mais eficiente. Mas os anos vão passando, com avanços que vão sendo feitos, mas que fazem duvidar que a fusão nuclear esteja para breve - até agora.

Cientistas criaram o mais poderoso íman de alta-temperatura, capaz de gerar campos magnéticos de 20 Tesla, e que será um precioso aliado para manter os campos de plasma do geradores de fusão. Tradicionalmente, esses campos magnéticos tinham que ser criados usando super-condutores que só funcionam a temperaturas super-reduzidas. E neste caso, para criar uma campo desta magnitude, seria necessários um íman de baixa temperatura com um tamanho 40 vezes superior ao que este novo íman.



No passado já tivemos geradores de fusão a produzir energia, mas sendo necessário gastar mais energia do que era produzida para os manter em funcionamento. Com estes novos ímanes, os cientistas acreditam que será possível atingir o marco de ter um gerador de fusão que, pela primeira vez, será capaz de produzir mais energia do que consome, marcando uma nova e excitante era para a civilização humana; uma era que passamos a dominar a energia das estrelas.

1 comentário:

  1. Título: "acelera fusão"

    1° parágrafo: "pode acelerar a chegada de geradores de fusão"

    Último parágrafo: "os cientistas acreditam que será possível atingir o marco de ter um gerador de fusão"

    Deixamos de ter ciência, passamos a ter crença.

    ResponderEliminar