2021/09/26

NASA vai lançar Landsat 9

A NASA está prestes a lançar o mais recente e poderoso satélite de observação terrestre, o Landsat 9.

O programa Landsat tem-se dedicado ao lançamento e utilização de satélites para monitorização do nosso planeta desde 1972, e está agora prestes a receber o mais recente membro da família, o Landsat 9, com lançamento previsto para 27 de Setembro a bordo de um foguete Atlas V, levando à boleia quatro pequenos Cubesats.

O Landsat 9 está equipado com uma câmara multi-espectral de alta-resolução capaz de ver o nosso mundo com uma resolução de até 15 metros por pixel, e podendo captar todo o planeta a cada 16 dias - ou 8 dias quando combinado com as capturas do Landsat 8 que foi lançado em 2013 ainda permanece em actividade. O Landsat 9 destina-se a substituir o mais antigo Landsat 7, e tem um tempo de vida útil oficial de 5 anos; embora, como os seus predecessores têm demonstrado, esse tempo normalmente acaba por superar as expectativas: o Landsat 7 foi lançado em 1999 e permanece em operação há mais de 22 anos.
Os satélites Landsat têm tido um papel fundamental para registar as alterações no nosso planeta ao longo das últimas cinco décadas, e essa monitorização torna-se ainda mais necessária tendo em conta as alterações climáticas que se vão fazendo sentir de forma cada vez mais notória.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)