2021/09/26

A gravidade artificial rotativa

Vários filmes e séries mostram-nos estações espaciais rotativas como forma de criar gravidade no espaço, mas até que ponto é que isso é realista?

Popularizada por filmes clássicos como "2001: A Space Odyssey", há décadas que se imagina a possibilidade de termos naves e estações espaciais onde os ocupantes possam sentir gravidade. É que, por muito divertido que possa parecer flutuar pelo espaço, a ausência de gravidade durante longos períodos começa a ter efeitos adversos em organismos que evoluíram com o pressuposto de uma determinada gravidade - como nós - a começar por coisas como o enfraquecimento dos ossos e atrofia muscular.

Uma vez que ainda não dominamos a criação e controlo da gravidade e anti-gravidade, temos que recorrer a técnicas um pouco mais rudimentares, e uma delas é a possibilidade de se simular uma gravidade artificial usando a rotação: sendo algo que tem sido experimentado há décadas, incluindo algumas experiências curiosas que já colocaram pessoas a viver "de lado" numa centrifugadora gigante.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)