2021/09/15

Notícias do dia

Já temos os preços do iPhone 13 em Portugal; o novo iOS 15 chega a 20 de Setembro; a Samsung não arrisca e mantém furo no ecrã para o Galaxy S22; iPhone 13 suporta dual eSIM; e o novo Xiaomi Pad 5 chega à Europa por 349 euros.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um transmissor BT - FM para o carro.

Microsoft diz adeus às passwords

Poderá parecer assustador para uns, ou o dia que há muito esperavam para outros. A partir de agora é possível eliminar a password das contas Microsoft e passar a usar um sistema sem passwords que recorre à app Authenticator, Windows Hello, chave de segurança física, ou código de validação usando email ou SMS.

Embora este último método, do envio via SMS, possa enviar calafrios a todos os que sabem que esse método já deveria ter sido abolido, continuam a ser bastantes opções para quem preferir ter menos uma password com a qual se preocupar.


LG lança TV LED 8K de 325"

A LG já tem resposta à The Wall da Samsung com micro-LEDs, embora por agora seja o tipo de coisa com o qual 99.99% dos consumidores nem tem com que se preocupar. Estes ecrãs DVLED (Direct View LED) começam nos 108" e podem ir até aos 325" com resolução 8K, o que já entra em território de um verdadeiro cinema em casa - e pretendem ser uma alternativa aos projectores, com a grande vantagem de ter luminosidade que permite que sejam vistos mesmo durante o dia sem qualquer problema.

Para se ficar com uma melhor ideia de como isto não será "problema" para o consumidor normal, o modelo de 325" custa 1.7 milhões de dólares... o que deve ser uma pechincha se virmos o custo por pixel, mas seguramente não permitirá que entre na lista de desejos para as prendas do próximo natal.


Apple lança carteira MagSafe com tracking

A acompanhar o iPhone 13 a Apple lançou uma nova carteira MagSafe, que pode encaixar magneticamente nos iPhone 12 e iPhone 13. A novidade desta vez é que a carteira suporta o sistema de localização "Find My", o que dá a entender que a carteira possa ser localizada caso seja perdida. O que não é descrito em detalhe é se isto será conseguido apenas através de alertas em caso da carteira ser separada do iPhone e a sua posição marcada no mapa, ou se realmente conta com funcionalidade AirTags integrada, que permitiria a sua localização desde que outro iPhone passasse perto dela.

Está disponível na loja online da Apple por 65 euros.


Apple ajusta braceletes para Apple Watch

Agora que a Apple apresentou o Apple Watch 7, há uma alteração na Apple Store que poderá assustar os possuidores de Apple Watches das gerações anteriores: as braceletes passaram a fazer referência apenas aos novos Apple Watches de 41mm e 45mm - mas não há motivo para pânico.

Embora as braceletes façam referência aos tamanhos dos novos Apple Watch Series 7, as braceletes de 41 mm são compatíveis com os Apple Watch de 38 mm e 40 mm; e as de 45 mm são compatíveis com os relógios de 42 mm e 44 mm. No caso das braceletes Solo Loop (que têm sido criticadas por rebentarem ao final de um ano), mantém-se o escalonamento, dos tamanhos de 1 a 9 para os modelos de 40 mm e 41 mm, e de 4 a 12 para os de 44 mm ou 45 mm.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro Apple Watch foi lançado a 24 de Abril de 2015. Desde então, tem sido o smartwatch mais popular do mercado, ganhando funcionalidades como o ECG e ecrãs cada vez maiores.

2 comentários:

  1. Microsoft | Passwords: Não sinto confiança na decisão. Passar de pelo menos uma autenticação com 2 fatores para uma autenticação de um só fator não inspira assim tanta confiança, até porque a história tem provado que não há nenhum método completamente seguro.
    Depois não vejo ser comentado o que acontecerá se for assaltado num país estrangeiro, por exemplo, e ficar sem o meu smartphone, carteira e restantes gadgets... Como vou aceder no computador do consulado ou da esquadra da polícia aos meus emails, cópias dos documentos pessoais, contactos de familiares/amigos para me ajudarem porque não sei os contactos de memória... Ficar completamente dependente de um dispositivo para poder aceder à minha vida digital acho arriscado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. seu endereço do web site /documentos.7z
      Depois é só descarregar o ficheiro 7z (do 7-zip que é gratuito, e suportado por outros programas como o WinZip e o Winrar por exemplo), mete a password (que é opcional, mas conveniente se não quiser que algum atacante obtenha tais dados se tiver acesso ao ficheiro). É só uma questão de se lembrar do endereço e a palavra-chave utilizada.

      Se tiver de estar tudo acessível em qualquer dispositivo sem ser em ficheiro comprimido cifrado, a alternativa é meter por exemplo numa pasta num endereço secreto ex: seu site /docsmeus/ e depois protege a pasta com protecção de pasta com ".htaccess" e ".htpasswd" (a forma exacta depende de serviço de alojamento para serviço de alojamento). Quem tiver acesso ao servidor, conseguirá ver os documentos, mas pelo menos não será qualquer idiota da Internet a ver tudo.
      E pode colocar a informação em pastas diferentes dentro dessa com um ficheiro index.html na primeira para não verem as pastas e ser por exemplo: /docsmeus/infocc/, /docsmeus/contactostlm/, /docsmeus/passaporteviagem/, etc. assim no máximo no histórico do computador só fica a informação que vai entregar de qualquer forma... sempre limita um pouco o risco.

      Eliminar