2021/09/22

Novas gerações não percebem "pastas" ou "directorias"

As gerações mais recentes, que cresceram na era dos motores de pesquisa, não estão familiarizados com a organização das pastas e ficheiros.

Durante décadas, quem quisesse trabalhar com um computador tinha obrigatoriamente que saber lidar com coisas como o "C:" e "A:", e implicitamente lidar com pastas e estruturas de directorias. Uma organização que transpunha para os discos digitais os mesmos conceitos dos arquivos físicos. Mas avance-se mais algumas décadas, e neste era de iPhones e iPads que nem apresentam uma estrutura de directorias aos utilizadores, e onde os motores de pesquisa nos libertaram da necessidade de saber onde estão as coisas (bastando saber procurá-las) e as coisas são bem diferentes.

Muitos professores estão a deparar-se com alunos que não fazem qualquer ideia do significado de "pastas" e "directorias"; e com isso surge a necessidade de reajustar as aulas.

Não se pode dizer que isto seja culpa sua. Tal como referido, pessoas que tiverem crescido a utilizar um iPad ou iPhone nunca terão tido necessidade de lidar directamente com esse tipo de coisas. E, por outro lado, penso que não será assim tão complicado que fiquem com as noções básicas do que é um sistema de ficheiros e a sua estrutura com pastas e sub-pastas. O mais importante será interiorizarem sistemas de organização, quaisquer que eles sejam, para que não se acomodem à "desorganização" com o pressuposto de que a pesquisa resolve tudo. Sem dúvida que a pesquisa é um precioso auxiliar, mas também será conveniente saber que temos uma pasta dedicada a coisas de trabalho, outra destinada a fotografias (por exemplo), e não se tenha tudo misturado ao ponto de se arriscar enviar algumas fotos das férias quando se quer enviar um documento para um professor ou cliente.

4 comentários:

  1. As novas gerações não percebem mas as velhas também não...
    É um conceito que tem de ser apresentado e explicado, seja qual for a geração que nunca mexeu com computadores ou informática para além da simples interface aplicacional.

    ResponderEliminar
  2. Nem sequer sabem como se faz um copy ou um delete. É clicar com o rato e já está...

    ResponderEliminar
  3. Não sabem nada de coisa nenhuma relativamente a informática.

    ResponderEliminar
  4. Quem não entender a hierarquia das pastas nunca irá compreender o funcionamento do computador.

    ResponderEliminar